• Urubici
    Urubici
  • Chapecó
    Chapecó
  • Blumenau
    Blumenau
  • Laguna
    Laguna
  • Florianópolis
    Florianópolis
  • Joinville
    Joinville

INSCRIÇÃO E ATUALIZAÇÃO

Inscrição Online e Atualização CadastralInscrição e atualização de dados do CRN. Nº de inscrição e carteira de identidade profissional.

FORMULÁRIOS

FormuláriosFiscalização, alterações de dados, cancelamentos, comunicados, baixa temporária e denúncia.

DÚVIDAS FREQUENTES

Dúvidas FrequentesAnuidades, inscrições de, responsabilidade técnica, atribuições, direitos e atendimento.

Mar 30 2017

Nesta sexta-feira (31), comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição. Em Florianópolis, um evento será realizado no dia 08 de abril, no Parque de Coqueiros, onde profissionais do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN10) vão apresentar os diferentes tipos de alimentos presentes no dia a dia da população.

Basicamente são 3 os tipos de alimentos. Os In Natura e Minimamente Processados, os Processados e os Ultraprocessados. Conheça as diferenças:

 

IN NATURA: obtidos diretamente de plantas ou de animais sem que tenham sofrido qualquer alteração. MINIMAMENTE PROCESSADOS: são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, fora, submetidos a alterações mínimas. Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

ALIMENTOS PROCESSADOS: Produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: Produtos cuja fabricação envolve diversas etapas, técnicas de processamento e ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Entre os exemplos, refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”. Evite o consumo!  

Os alimentos Ultraprocessados são os que trazem mais riscos à saúde de quem os consome. Como os alimentos são modificados, podem em alguns casos provocar doenças, como o colesterol alto, diabetes, problemas no coração, câncer, obesidade e deficiências nutricionais. 

Por este motivo, a procura por um nutricionista e a escolha por hábitos alimentares saudáveis são práticas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. 

alimentos ultraprocessados