• Urubici
    Urubici
  • Chapecó
    Chapecó
  • Blumenau
    Blumenau
  • Laguna
    Laguna
  • Florianópolis
    Florianópolis
  • Joinville
    Joinville

Agenda CRN

No dia 06 de junho, em Mafra, aconteceu o Seminário Norte Catarinense de Gestores Municipais de Educação, que tratou do tema: “Fortalecendo ações de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas”. O evento foi promovido pela Gerência Regional da Epagri de Mafra, em parceria com o Colegiado de Nutricionistas da Amplanorte. O evento reuniu mais de 200 pessoas, dos 13 municípios do Planalto Norte, para discutir o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as Boas Práticas nas cozinhas das escolas e a Educação Alimentar e Nutricional.

Coordenadora do setor de fiscalização, Jeanini Zamboni, explanou essa semana aos representantes do COMSEA, CAE e Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, sobre a importância da adequação do quadro de nutricionistas na alimentação dos escolares.

O CRN10 esteve presente no Seminário Regional de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Florianópolis, realizado pelo MDSA, com apoio do Sistema CFN/CRN. O evento ocorreu no início de abril e contou com a presença de nutricionistas, gestores, membros do CONSEA/SC, CAISAN, agricultores. 

O projeto apoia a construção de agendas intersetoriais de promoção da alimentação adequada e saudável no contexto do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). 

Encerrando o Projeto Interior é 10 - 2017 em Criciúma. O Conselho agradece a todos os participantes e a nossa palestrante Vanderli Marchiori.

CRN10 e a representante da Vigilância Sanitária de Florianópolis, a fiscal Luiza Moritz Age participaram do Café com Parceiros, no final de maio.

Representantes do CRN10 estiveram no dia 19 de abril reunidas com nutricionistas do Hospital Municipal São José, Hospital Regional Hans Dieter e da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville para discutir atribuições e atuação profissional. 

No sábado pela manhã, dia 8 de abril, o CRN10 realizou o evento alusivo ao Dia da Saúde e Nutrição, comemorado no dia 31/03. Além das nutricionistas do Conselho Regional, participaram da ação de conscientização no Parque de Coqueiros, a EPAGRI, CCA da UFSC, o curso de nutrição da Unisul e da Univali e a turma de gastronomia da Estácio de Sá.

Apesar da chuva, os profissionais puderam demonstrar os benefícios das PANCS, com a degustação de deliciosas receitas e alertar para os riscos dos alimentos processados. 

No dia 11 de Agosto de 2016, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho das entidades que assinaram o Termo de Cooperação Técnica do Ministério Público, sobre sanidade dos Alimentos. A Presidente do CRN10, a nutricionista Maria do Carmo de Lima Martins, esteve presente, como representante titular.

O termo visa estabelecer parceria institucional, promover condições para o intercâmbio de informações e estabelecer estratégia de atuação conjunta entre entes públicos e privados, com o objetivo de fiscalizar a sanidade de alimentos e coibir desconformidades decorrentes de resíduos de agrotóxicos e de outros contaminantes químicos, biológicos e físicos em vegetais, carnes, derivados e água distribuída, em consonância à legislação de regência.

 

 

30/05/2016

No dia 30 de Maio, representantes da Associação Catarinense de Nutrição (ACAN), do Conselho Regional de Nutricionistas – Décima Região (CRN10) e do Sindicato dos Nutricionistas de Santa Catarina (SINUSC), reuniram-se na sede do CRN10 com a proposta de firmar o Fórum Estadual das Entidades de Nutrição de SC (FEEN/SC). 

A proposta do FEEN/SC é manter uma agenda sistemática de reuniões para discutir, planejar e executar ações comuns e que referem-se à profissão. As reuniões serão mensais com pautas anteriormente definidas pelas  três entidades. Como o Conselho disponibiliza o plantão de escuta profissional, no dia da reunião,  os nutricionistas que tiverem interesse em conversar com as entidades poderão agendar seu horário! 

Se você ainda tem dúvidas ou não conhece as competências de cada entidade, acesse o texto para conhecer mais sobre a ACAN,CRN10 e SINUSC.

No dia 21 de Outubro de 2015, a Conselheira Raquel Kerpel representou o CRN10 na abertura da IX Jornada Acadêmica de Nutrição da Universidade de Blumenau. O evento ocorre até o dia 23 e terá palestras dos mais variados temas. A programação completa pode ser acessada no link cursos e eventos, até o dia 23/10.

No dia 07 de Julho ocorreu a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma. 
O CRN10 está representado como membro do CMS Criciúma pela nutricionista Jayne Fernanda da Silveira, como efetiva e pelas nutricionistas Julia Garbelotto Rosa e Eduarda Nichelle, como suplentes.

O Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região participa nos dias 29 e 30/06/2015 da Oficina Nacional com Atores Estratégicos - Apoio à Atuação de Profissionais e Gestores em Agendas Intersetoriais, em Brasília. O evento é realizado pelo MDS, UFOP e CFN, por meio de um convênio firmado entre os três órgãos. Outras oficinas estão previstas para ocorrer ainda este ano. A conselheira Nádia Guesser está representando o CRN10 neste encontro. 

O Colégio Eleitoral que elegerá o Plenário do CFN, triênio 2015/2018, está em Sessão Preparatória, em Brasília, para a Votação no dia 29/04/2015. Serão eleitos 18 conselheiros e apenas uma chapa candidatou-se ao pleito.

A secretária do Colégio Eleitoral é a representante do CRN10, a Conselheira Nádia Guesser.

O CRN10, representado pela conselheira Nádia Guesser, membro titular do COMSEA - Florianópolis, participou da reunião, no dia 14/04/15, para aprovação do regimento interno e eleição da comissão executiva e comissões permanentes do Conselho.

No dia 24/03, foi criado o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT). O CRN10 será representado pela Conselheira Nádia Guesser, como membro efetivo e a Coordenadora Técnica, Pietra Klein, como membro suplente do Fórum. O objetivo da organização é que o FCCIAT seja um espaço permanente, plural, aberto e diversificado de debate para a formulação de propostas, discussão e fiscalização de políticas públicas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos, produtos afins e transgênicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente. Serão criadas quatro Comissões Temáticas - Regulação, Impactos, Segurança Alimentar e Mercado, para condução dos trabalhos.

A composição de cada Comissão será definida no dia 27 de abril, quando ocorrerá nova reunião plenária do Fórum. Novas organizações que manifestem interesse em participar poderão ser recebidas no FCCIAT mediante voto favorável da maioria simples dos membros nessa reunião plenária. Oportunamente será divulgado formulário para receber inscrições para a próxima reunião plenária, no dia 27 de abril, em horário e local a serem confirmados.

 

Pagina 1 de 5