• Urubici
    Urubici
  • Chapecó
    Chapecó
  • Blumenau
    Blumenau
  • Laguna
    Laguna
  • Florianópolis
    Florianópolis
  • Joinville
    Joinville

Agenda CRN

No dia 11 de Agosto de 2016, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho das entidades que assinaram o Termo de Cooperação Técnica do Ministério Público, sobre sanidade dos Alimentos. A Presidente do CRN10, a nutricionista Maria do Carmo de Lima Martins, esteve presente, como representante titular.

O termo visa estabelecer parceria institucional, promover condições para o intercâmbio de informações e estabelecer estratégia de atuação conjunta entre entes públicos e privados, com o objetivo de fiscalizar a sanidade de alimentos e coibir desconformidades decorrentes de resíduos de agrotóxicos e de outros contaminantes químicos, biológicos e físicos em vegetais, carnes, derivados e água distribuída, em consonância à legislação de regência.

 

 

30/05/2016

No dia 30 de Maio, representantes da Associação Catarinense de Nutrição (ACAN), do Conselho Regional de Nutricionistas – Décima Região (CRN10) e do Sindicato dos Nutricionistas de Santa Catarina (SINUSC), reuniram-se na sede do CRN10 com a proposta de firmar o Fórum Estadual das Entidades de Nutrição de SC (FEEN/SC). 

A proposta do FEEN/SC é manter uma agenda sistemática de reuniões para discutir, planejar e executar ações comuns e que referem-se à profissão. As reuniões serão mensais com pautas anteriormente definidas pelas  três entidades. Como o Conselho disponibiliza o plantão de escuta profissional, no dia da reunião,  os nutricionistas que tiverem interesse em conversar com as entidades poderão agendar seu horário! 

Se você ainda tem dúvidas ou não conhece as competências de cada entidade, acesse o texto para conhecer mais sobre a ACAN,CRN10 e SINUSC.

No dia 21 de Outubro de 2015, a Conselheira Raquel Kerpel representou o CRN10 na abertura da IX Jornada Acadêmica de Nutrição da Universidade de Blumenau. O evento ocorre até o dia 23 e terá palestras dos mais variados temas. A programação completa pode ser acessada no link cursos e eventos, até o dia 23/10.

No dia 07 de Julho ocorreu a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma. 
O CRN10 está representado como membro do CMS Criciúma pela nutricionista Jayne Fernanda da Silveira, como efetiva e pelas nutricionistas Julia Garbelotto Rosa e Eduarda Nichelle, como suplentes.

O Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região participa nos dias 29 e 30/06/2015 da Oficina Nacional com Atores Estratégicos - Apoio à Atuação de Profissionais e Gestores em Agendas Intersetoriais, em Brasília. O evento é realizado pelo MDS, UFOP e CFN, por meio de um convênio firmado entre os três órgãos. Outras oficinas estão previstas para ocorrer ainda este ano. A conselheira Nádia Guesser está representando o CRN10 neste encontro. 

O Colégio Eleitoral que elegerá o Plenário do CFN, triênio 2015/2018, está em Sessão Preparatória, em Brasília, para a Votação no dia 29/04/2015. Serão eleitos 18 conselheiros e apenas uma chapa candidatou-se ao pleito.

A secretária do Colégio Eleitoral é a representante do CRN10, a Conselheira Nádia Guesser.

O CRN10, representado pela conselheira Nádia Guesser, membro titular do COMSEA - Florianópolis, participou da reunião, no dia 14/04/15, para aprovação do regimento interno e eleição da comissão executiva e comissões permanentes do Conselho.

No dia 24/03, foi criado o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT). O CRN10 será representado pela Conselheira Nádia Guesser, como membro efetivo e a Coordenadora Técnica, Pietra Klein, como membro suplente do Fórum. O objetivo da organização é que o FCCIAT seja um espaço permanente, plural, aberto e diversificado de debate para a formulação de propostas, discussão e fiscalização de políticas públicas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos, produtos afins e transgênicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente. Serão criadas quatro Comissões Temáticas - Regulação, Impactos, Segurança Alimentar e Mercado, para condução dos trabalhos.

A composição de cada Comissão será definida no dia 27 de abril, quando ocorrerá nova reunião plenária do Fórum. Novas organizações que manifestem interesse em participar poderão ser recebidas no FCCIAT mediante voto favorável da maioria simples dos membros nessa reunião plenária. Oportunamente será divulgado formulário para receber inscrições para a próxima reunião plenária, no dia 27 de abril, em horário e local a serem confirmados.

 

O Conselho Regional de Nutricionistas - Décima Região, no dia 11/03/2015, realizou a aula inaugural para os calouros do curso de Nutrição do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES. Durante o evento foram esclarecidas informações quanto à atuação e atribuições do CRN10 e atuação do nutricionista. O CRN10 foi representado pela Conselheira Nádia Guesser e a Coordenadora Técnica Pietra Klein. O curso tem sua primeira turma em 2015 e a Coordenadora é a Nutricionista Janaína da Silva Dal Moro.

A conselheira Nádia Guesser tomou posse, como representante do CRN10, no Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Florianópolis. A posse ocorreu no dia 18/12/14, às 10h no Auditório do CIEE. Esta é a primeira gestão do COMSEA do município, que terá como desafio a formulação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional de Florianópolis, além de exercer o controle social sobre os Programas, Projetos, Serviços e benefícios da rede que envolve todas as relações de SAN entre a produção, aquisição, compra e distribuição, acesso e consumo de alimentos adequados e saudáveis para toda a população.

 

No dia 21 de agosto de 2014 em Florianópolis, foi realizada reunião da Comissão de Organização da Conferência Municipal de SAN (segurança alimentar e nutricional) para eleição dos conselheiros do COMSEA (conselho municipal de segurança alimentar) de Florianópolis. Os membros desta comissão foram nomeados pelo decreto municipal n° 13.381, de 05 de agosto de 2014.

Nesta reunião estiveram presentes representantes das seguintes instituições: Conselho Regional de Nutricionistas Décima Região (CRN10), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Políticas Públicas, Secretaria Municipal de Saúde, SESC Mesa Brasil e Associação Catarinense de Nutrição.

O CRN10 esteve representado pela Conselheira Tesoureira Nádia Guesser.

 

A Conselheira Tesoureira Nádia Guesser representou o CRN10 na III Mostra de Solidariedade do Programa MESA BRASIL do SESC, que ocorreu no dia 26/11/14, no Centro Multiuso do Hotel Sesc Cacupé. O evento foi um momento de prestação de contas do Mesa Brasil aos doadores, às instituições sociais beneficiadas e aos voluntários e contou com palestras, apresentações artísticas e homenagens aos envolvidos com o programa.

 

A Presidente Janaina Sempre Bom participou da mesa "Gestão de pessoas e a alimentação dos trabalhadores - PAT", onde debateu sobre a importância da atuação do nutricionista no Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT, com enfoque na qualidade da alimentação do trabalhador e o impacto na produtividade das empresas.

A mesa foi programada para ocorrer como parte do Seminário Técnico: Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção, organizado pelo Instituto Para Promoção do Trabalho Empreendedor – Trabalho e Vida e ocorreu dia 26/11/14, no Auditório do SESI em São José/SC. O objetivo do seminário foi o de aprimorar os conhecimentos dos profissionais com atuação na área de segurança e saúde sobre a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho na indústria da construção. Tendo como público alvo: Engenheiros e Arquitetos, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Médicos do Trabalho, Mestre de obra, Técnicos de Segurança do Trabalho, Nutricionistas, Estudantes de TST, dentre outros.

 

O CRN10, representado pela Conselheira Nádia Guesser, participa da Comissão de Organização da II Conferência Municipal de SAN para Eleição da Sociedade Civil para compor o COMSEA de Florianópolis. A última reunião foi no dia 23 de outubro na Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis. Além do CRN10, participam desta comissão, representantes da ACAN, ACELBRA, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Mesa Brasil SESC.

No dia 28 de agosto de 2014 na SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Florianópolis, foi realizada a primeira Reunião da Subcomissão Eleitoral da Comissão de Organização da Conferência Municipal de SAN (segurança alimentar e nutricional) para eleição dos conselheiros do COMSEA (conselho municipal de SAN) de Florianópolis. A Subcomissão Eleitoral é composta por representantes de organizações da sociedade civil, são elas: Nádia Guesser do CRN10, Patrícia Maria de Oliveira Machado da ACAN (Associação Catarinense de Nutrição), Luciana Oliveira de Azevedo do Nascimento do Sesc Mesa Brasil e Elisabeth Bahia Spíndola Bittencourt Férrer do Fórum Municipal de Políticas Públicas. Os encaminhamentos foram a elaboração do Regimento Interno da Assembleia de Eleição da Sociedade Civil para composição no COMSEA-Fpolis-Gestão 2014-2016. A próxima reunião desta subcomissão será no dia 03 de setembro de 2014.

Pagina 1 de 5